O que é o eSocial e Por que é tão importante?

Por: Clinipar | 06 de Novembro de 2020

O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas instituído pelo decreto Decreto nº 8373/2014. Por meio desta plataforma, os empregadores passarão a comunicar ao Governo Federal, de forma obrigatória e unificada, as informações relacionadas aos seus trabalhadores. Este sistema envolve informações da Receita Federal, Secretaria do Trabalho, Previdência Social e Caixa Econômica Federal.

Atualmente, as empresas já possuem a obrigatoriedade do envio destes dados, porém, o registro pelo Governo ocorre em papéis ou outras plataformas online. Com a implantação do eSocial, o caminho será único e simplificado, otimizando tempo e facilitando a administração dessas informações.

Todas estas informações serão enviadas periodicamente pelas empresas, por meio digital, e vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, promovendo a padronização de envio e interpretação destes documentos. 

Os eventos de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) que serão exigidos pelo eSocial são:

- S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

- S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador (ASO)

- S-2240: Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco

Qual o objetivo?

O eSocial tem como objetivo uniformizar e unificar a captação das informações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, além de centralizar as obrigações e combater as inconsistências das informações entregues ao governo federal.

Vantagens para as empresas em utilizar o eSocial:

- Simplificar o processo de envio das informações

- Redução de gastos e tempo dedicados atualmente à execução dessas tarefas

- Diminuir erros de cálculos e inconsistências

- Maior segurança jurídica

- Integração de processos

- Disponibilização imediata de dados aos órgãos envolvidos

Qual é o cronograma de Implantação do sistema?

O cronograma atual de implantação dos eventos de SST, conforme publicação de 23/10/2020 no site do eSocial, dispõe:

- Empresas com faturamento anual maior que 78 milhões de reais: 08/06/2021

- Empresas com faturamento no ano de 2016 de até 78 milhões de reais: 08/09/2021

Penalidades que as empresas estarão sujeitas, caso não cumpram algum requisito: 

As penalidades e multas que serão aplicadas às empresas que não se adequarem ao eSocial basicamente serão as mesmas que existem atualmente pelo descumprimento de suas obrigações, porém, como ocorrerá a mudança no processo de envio das informações através o eSocial, ficará praticamente inviável a entrega destes dados ao Governo Federal por outros meios. 

Clinipar e o eSocial: 

Neste cenário, a Clinipar aumentou os seus investimentos em estrutura e equipe para atender seus clientes nesta nova realidade.

Contamos com 32 anos de experiência no mercado e toda a estrutura para gerar os documentos necessários do setor da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho e exportá-los ao ambiente do eSocial. Estas informações são geradas em nosso sistema online de gestão integrada e possibilita a rápida captação e disponibilização para o envio. 

Entre em contato com nossos consultores e entenda melhor esta obrigatoriedade e o passo a passo da solução que nós oferecemos!

Categorias